Mary Gouveia

MCM e Prefeitura de Escada formam escadenses em curso de caldeiraria

O evento foi realizado na quadra de esportes da Escola Municipal Cícero Dias, em Jaguaribe.

Mary Gouveia
Foto: Lucio Lucas / PME
Na noite desta terça-feira, 11/04, foi realizada a cerimônia de encerramento do Curso Gratuito de Caldeiraria, promovido através da iniciativa da empresa MCM Montagens Industriais, instalada no distrito industrial João Gouveia da Silva, em parceria com a Prefeitura da Escada por meio do Projeto Qualidade Produtiva.
O evento foi realizado na quadra de esportes da Escola Municipal Cícero Dias, em Jaguaribe e contou com a presença dos diretores da MCM Montagens Industriais, os senhores Pedro Morato e Mozart Morato, da prefeita da cidade de Escada, Mary Gouveia, o secretário de desenvolvimento institucional Jandelson Gouveia, a gerência da Central de Oportunidades de Pernambuco em Escada, além dos funcionários da empresa, a equipe técnica que conduziu o curso.
“Levar conhecimento e deixar um legado no entorno onde a empresa atua este é um dos nossos objetivos.” Pontou Pedro Morato, Diretor da Empresa MCM Montagens Industriais.
Durante 5 meses, 35 escadenses selecionados através de uma avaliação de conhecimentos, puderam se qualificar profissionalmente na área caldeiraria, durante a noite, na escola municipal Cícero Dias.
“A MCM faz parte da história de Escada, sinto orgulho por fazer parte deste momento. Hoje vocês são profissionais prontos para encontrar emprego em qualquer indústria. Que todas indústrias tenham esta atitude de capacitar nosso povo, para que todos escadenses tenham condições de fortalecer as empresas que estão chegando em nossa cidade.” Comemorou a prefeita Mary Gouveia.
“Nossa missão é oferecer soluções de engenharia para as indústrias, e contribuir com o desenvolvimento da sociedade.” Destacou Mozart Morato durante o evento.
Dentre os formandos, além dos que já eram funcionários que puderam se capacitar, 9 escadenses foram contratados pela empresa, que garantiu a certificação a todos participantes.
Caixa Econômica

Caixa reduzirá juros para 2,1 milhões de micro e pequenas empresas

Queda das taxas pode chegar a 33% em algumas linhas de crédito

Caixa Econômica
Imagem: Itaci Batista/Estadão Conteúdo

A Caixa Econômica Federal pretende reduzir juros para cerca de 2,1 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs). A presidente do banco, Rita Serrano, fez o anúncio durante evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo nesta terça-feira (11).
A redução será possível por causa de um acordo firmado com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Segundo a Caixa, os juros poderão cair até 33% em algumas linhas de crédito.
“A Caixa está voltando a atuar fortemente nos programas do governo, no Minha Casa Minha Vida, [no] Bolsa Família. Toda a função da Caixa no gerenciamento de programas sociais está retornando e, junto com isso, o olhar para o desenvolvimento do país, voltado para o setor produtivo. Precisamos de crédito para produzir”, disse Rita Serrano.
Empresas associadas ao convênio poderão contratar linha de capital de giro com taxas a partir de 1,21% ao mês. A compra de máquinas e equipamentos poderá ser financiada com taxas a partir de 1,34% ao mês.
Os clientes associados também terão taxas reduzidas na contratação do GiroCaixa Fampe, com juros a partir de 1,87% ao mês. Sem destinação específica e sem garantia, o empréstimo é destinado a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano.
O banco anunciou outras vantagens às empresas que fazem parte do convênio, como a gratuidade na primeira anuidade dos cartões de crédito e convênio de cobrança bancária com desconto de até 30%.
Agência Brasil
Foto: Reprodução

Prefeitura do Recife abre inscrições para concursos de quadrilhas juninas


Estão abertas as inscrições para os concursos de quadrilhas juninas realizados pela Prefeitura do Recife. Os grupos devem se habilitar até o dia 28 de abril, através do site www.culturarecife.com.br.

As competições serão realizadas no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, no mês de junho. Para esclarecimentos e orientações, os candidatos podem entrar em contato por telefone (3224-3674 ou 3224-3660) ou comparecer ao Núcleo de Cultura Cidadã (nº 39, no Pátio de São Pedro), em dias úteis, das 10h às 16h.


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


Para o concurso de quadrilhas juninas adultas, que chega a sua 37ª edição, serão selecionadas até 48 grupos de todo o Estado. Cada um deve ser composto por, no mínimo, 20 pares, que terão 25 minutos para se apresentar.

Também estão abertas as inscrições para o 19º Concurso de Quadrilhas Juninas Infanto-juvenis, que vai habilitar até 10 quadrilhas, por ordem de inscrição. Os grupos precisam ter, no mínimo, 16 pares, com idade máxima permitida de 15 anos. Há uma concessão de no máximo 20% dos participantes com até 16 anos. Já o marcador pode ter qualquer idade.


Folha de Pernambuco
Gleide Ângelo

Gleide Ângelo comemora vitória histórica do legislativo pernambucano

Gleide Ângelo
Foto: Divulgação
Foi aprovado por unanimidade entre os 42 deputados estaduais presentes na reunião extraordinária desta terça-feira (11), os projetos das emendas constitucionais PEC 01/2019 e PEC 23/2022. Ambas propostas buscam assegurar maior liberdade e independência do legislativo estadual frente ao governo executivo.
A PEC 01/2019 permite que os deputados estaduais possam propor projetos de leis que tracem diretrizes financeiras e tributárias no orçamento estadual. Até então, de acordo com a Constituição Pernambucana, apenas o poder executivo dispunha desta autonomia. No entanto, Pernambuco, assim como o estado do Acre, eram os únicos estados do país que adotavam tal medida limitante.
Já a segunda proposta aprovada não só aumenta o valor das emendas parlamentares estaduais, como também as torna impositivas, ou seja, caso o Governo do Estado não arque com tais custos, poderá responder pelos crimes de improbidade fiscal e administrativa. Até então, não era raro que emendas estaduais fossem solicitadas, mas proteladas ou até mesmo jamais pagas — sem, no entanto, acarretar maiores consequências frente ao descaso.
“Estamos vivendo um dia histórico na política pernambucana. Porque até hoje nosso legislativo não dispunha de real autonomia e independência enquanto poder político. E quem é subserviente, não pode, verdadeiramente, representar o povo pernambucano. Os 49 deputados desta casa legislativa explicitaram qual é o nosso verdadeiro papel frente ao povo. Agora, podemos realmente apresentar projetos que vão transformar a vida das pessoas. Agora, nós vamos poder fazer verdadeiramente uma política voltada para as pessoas, com protagonismo e autonomia”, declarou a deputada.
Palácio do Campo das Princesas

Governo de Pernambuco publica decretos para melhoria do ambiente de negócios

Palácio do Campo das Princesas
Foto: Divulgação
Em continuidade aos atos para melhoria do ambiente de negócios no Estado, o Governo de Pernambuco publicou dois decretos no Diário Oficial desta quarta-feira (12) que simplificam e desburocratizam a atuação das empresas no estado. Um dos decretos é o da Lista Negativa (Decreto Nº 54.537), que será aplicado nas operações de importação com entrada por Pernambuco. O outro é o das Farmácias de Manipulação (Decreto Nº 54.538), que terão afastadas as cobranças de ICMS antecipado nas aquisições de insumos.
Na Lista Negativa, os contribuintes passarão a ter acesso a uma lista dos produtos que não podem usufruir de incentivos na importação. Com a aprovação do decreto, os itens vedados serão divulgados no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Antes dessa alteração, os contribuintes que desejassem adquirir o incentivo, precisariam, a cada operação com novos produtos, ir à Sefaz para que o órgão fizesse a avaliação do produto e pudesse emitir a aprovação, o que onerava o custo do cumprimento da obrigação tributária para as empresas.
“O processo agora será mais simples e ágil, reduzindo o tempo e, por conseguinte, o custo tributário no Estado de Pernambuco. Isso porque o contribuinte poderá acessar a lista no site e já saber os produtos que não podem receber o incentivo, o que anteriormente ele ainda precisaria esperar a decisão da Sefaz”, explicou o secretário estadual da Fazenda, Wilson José de Paula.
O decreto referente às Farmácias de Manipulação desonera a cobrança do ICMS antecipado dessas empresas, tendo em vista que tais atividades estão sujeitas ao Imposto Sobre Serviços (ISS) e não ao ICMS, pois envolve preparo e fornecimento de medicamentos encomendados para posterior entrega cima das operações. A partir de agora, o ICMS eventualmente devido deverá ser pago pelo regime normal.
“Como essas farmácias realizam a manipulação e produção do medicamento, são consideradas prestadoras de serviço, sendo devido o ISS, estando agora desoneradas do ICMS antecipado, caso realizem vendas de produtos deverão apurar e recolher pelo regime normal do ICMS”, esclareceu o secretário Wilson José de Paula.

O que é o complexo de abandono e como pode afetar a vida adulta?

Foto: Divulgação
O complexo de abandono é uma teoria psicanalítica que se refere a uma possível origem da angústia de uma pessoa quando esta se sente abandonada ou negligenciada. Essa teoria é frequentemente atribuída a Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, que elaborou essa ideia a partir de suas observações clínicas sobre os pacientes.
De acordo com Freud, o complexo de abandono tem sua raiz nas primeiras experiências afetivas do indivíduo, em especial na relação com a mãe. Segundo a teoria freudiana, a mãe é a primeira figura de vínculo afetivo e segurança emocional para a criança. A ausência, negligência ou desaprovação materna, portanto, pode gerar insegurança e uma sensação de abandono.
Essa sensação de abandono pode ter efeitos profundos na personalidade do indivíduo. De acordo com Freud, a pessoa que desenvolve o complexo de abandono tende a ser excessivamente dependente dos outros, a ponto de sacrificar sua própria individualidade e autoestima para manter o vínculo afetivo. Ao mesmo tempo, essa pessoa pode ter dificuldades em estabelecer relações afetivas saudáveis, pois teme ser abandonada ou rejeitada.
Além disso, o complexo de abandono pode estar associado a sentimentos de raiva e ressentimento em relação aos pais ou cuidadores, que são percebidos como responsáveis pela sensação de abandono. Esses sentimentos podem ser reprimidos e inconscientes, mas ainda assim afetar a vida adulta do indivíduo.
Freud também apontou que o complexo de abandono pode estar relacionado a outros distúrbios psicológicos, como a ansiedade, a depressão e o transtorno borderline. Isso ocorre porque a sensação de abandono pode gerar uma instabilidade emocional que se reflete em diferentes aspectos da vida da pessoa.
Vale ressaltar que, apesar de ter sido elaborada por Freud, a teoria do complexo de abandono é alvo de críticas e debates na psicologia contemporânea. Alguns estudiosos argumentam que a teoria é baseada em uma visão muito estreita da relação mãe-filho e não considera a diversidade de formas de vínculo afetivo. Além disso, há críticas à ênfase excessiva na relação com a mãe e na psicologia individual, em detrimento de fatores sociais e culturais mais amplos.
De qualquer forma, o complexo de abandono continua sendo uma teoria relevante para a compreensão da psicologia humana e da forma como as primeiras experiências afetivas moldam a personalidade e o comportamento do indivíduo. É importante levar em consideração que, se você se identifica com os sintomas descritos acima, é recomendado buscar ajuda profissional para lidar com esses sentimentos e emoções.

Não há nada novo no novo ensino médio

Foto: Divulgação
A decisão do governo Lula de mexer no Novo Ensino Médio (NEM) vem movimentando o noticiário e o debate sobre o tema nas últimas semanas. Aprovada como a Medida Provisória nº 746 no governo Michel Temer, tramitou de maneira acelerada até virar a Lei 13.415/17, sem nenhum debate com os vários setores que compõe a educação, como professores, estudantes, técnicos e pais. A iniciativa foi contestada e combatida pelas entidades estudantis, sindicais e afins desde o princípio. A Legislação em si veio a ser instituída em meio à pandemia do Covid-19, já no governo Bolsonaro.
Focada apenas numa espécie de empreendedorismo de baixa complexidade, envelopado num enfoque profissionalizante, o NEM retira da grade curricular horas-aula de disciplinas básicas para incluir matérias teoricamente ligadas aos interesses dos estudantes, priorizando as disciplinas de Português e Matemática, e tornando opcional praticamente todo o resto do currículo, cabendo ao aluno eleger o que quer cursar. O novo modelo é obrigatório tanto em escolas públicas quanto privadas.
As mudanças entraram parcialmente em vigor em 2022, o cronograma prevê uma implantação gradual até 2024. É consensual nas entidades que atuam no campo educacional que o Novo Ensino Médio já vem dificultando a gestão escolar, sacrificando trabalhadores da Educação, piorando a qualidade do ensino e prejudicando os estudantes em particular. A partir dessas constatações, se formou uma coalizão contra o Novo Ensino Médio, com vários atos e protestos pelo país. É uma vitória desses movimentos a consulta pública proposta pelo Ministério da Educação sobre o NEM que transcorrerá por 90 dias no primeiro semestre 2023.
Os problemas no NEM são vários, comecemos com o aumento da carga-horária anual de 800 para 1000 horas-aula, de 4 para 7 horas-aula diárias, a medida não tem amparo técnico algum, podendo acarretar uma fadiga escolar e uma sobrecarga em todos que atuam nas escolas, sejam como técnicos ou como professores, inclusive contribuindo para uma maior evasão dos nossos estudantes. A maioria das nossas escolas públicas não possuem infraestrutura para cumprir o proposto no NEM, já que precisariam de mais espaço físico para dar conta do cumprimento dos diferentes itinerários propostos, isso se agrava ainda mais nas cidades pequenas, que possuem uma ou duas escolas, não sendo possível se enquadrarem no formato proposto.
Outra questão, a que me preocupa mais, é a que o novo formato é engessado, mais técnico, o que vai aumentar ainda mais as desigualdades já existentes entre os estudantes que cursam o ensino público e os que o fazem na rede particular de ensino. Os mais pobres seriam as grandes vítimas, caso o NEM siga no formato que está proposto.
Chama a atenção também que a relativização do currículo no que tange as disciplinas mais formativas, isso contribuirá decididamente para formar um cidadão cada vez menos crítico e reflexivo, com o argumento equivocado que a escola deve formar para o trabalho. Ora, ela precisa ajudar o estudante a refletir e compreender criticamente o mundo em que está inserido!
O NEM acaba lembrando muito o que a Ditadura Militar no Brasil fez com a educação, em particular no que diz respeito ao seu enfoque no ensino de tipo profissionalizante. Antes da Ditadura as escolas públicas eram as mais concorridas, disputadas pela população, pelo ensino de qualidade que ofereciam. O regime desmontou isso, precarizando nossas escolas, incentivando o ensino fundamental e médio privado, com as mais variadas medidas legislativas e econômicas, criando uma clivagem social que descambou para a elitização do acesso ao ensino superior.
A educação na Ditadura era pensada na lógica que aos pobres cabia no máximo o Ensino Médio, para tanto incentivaram o fortalecimento de cursos técnicos de cunho prático para a formação de mão de obra barata. As universidades deveriam ser ocupadas pelas elites, e não por todos, ao menos na lógica deles.
O pós-ditadura se empenhou no resgate da escola pública, gratuita e de qualidade, em particular nos dois primeiros governos do presidente Lula. É do período da Constituição de 1988 em diante a definição das verbas constitucionais para a Educação, criação de fundos e dispositivos legais de incentivo as escolas e ao ensino público, escolas em tempo integral, mudanças curriculares, volta do ensino de Filosofia e Sociologia e o piso salarial dos professores.
Para tudo isso acontecer foi e continua sendo essencial a ampla participação de todos os setores que vivem a educação brasileira, de maneira coletiva e democrática, em cada escola, cidade e Estado, inclusive retomando as conferências de educação. Só assim retomaremos a construção de uma real educação pública, gratuita e de qualidade, o NEM não fez e não faz parte disso. Revogação já.
Thiago Modenesi
É professor Universitário, Historiador,
Pedagogo e editor na Editora Quadriculando.
Teletrabalho

Formação de professores é entrave ao uso de tecnologia em sala de aula

Estudo mostra ensino de C&T na educação básica brasileira

Teletrabalho
Foto: Marcelo Camargo
Estudo do British Council – organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais – mostra que a formação docente é um dos mais graves empecilhos ao uso de tecnologia em laboratórios ou em sala de aula. Paralelamente a essa questão, as escolas brasileiras enfrentam problemas de infraestrutura.
Os dados constam do estudo O ensino de ciências da natureza e suas tecnologias na educação básica brasileira – um panorama entre os anos de 2010 e 2020, feito em parceria com a Fundação Carlos Chagas e lançado nesta quarta-feira (12). A pesquisa bibliográfica e documental tem o objetivo de inventariar e descrever aspectos fundamentais para o desenvolvimento da educação STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática, na sigla em inglês).
Segundo o levantamento, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) traz em seu site uma autoavaliação feita por mais de 100 mil professores brasileiros de educação básica, mostrando que não se sentem aptos a utilizar a tecnologia para nada além daquilo que fazem em sua vida pessoal.
“Há outro entrave de formação a ser superado o quanto antes: a maioria dos professores diz que não sabe utilizar a tecnologia para o seu próprio desenvolvimento profissional, ou seja, para fazer cursos online ou autoavaliação online. É uma competência a ser desenvolvida para que as ações de gestão deem mais resultados”, diz a pesquisa.
Em relação à infraestrutura, dois tipos principais de carências atrapalham as escolas: a baixa conectividade, desafio de porte para um país com a extensão territorial do Brasil, e a dificuldade de acesso a computadores, tablets e outros suportes. “Para se ter uma ideia, os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) têm uma média de cinco alunos por computador, enquanto no Brasil esse número sobe para 35 ou mais”, aponta o documento.
A pesquisa destaca que uma “questão crucial para o bom ensino de ciências é a formação continuada, que deveria complementar e atualizar conceitos num mundo sempre em mutação, com novas descobertas”.
“A forma de ensinar ciências tem mudado com celeridade, e o British Council busca compartilhar boas práticas do Reino Unido em ensino de STEM, incentivando trocas e parcerias com o Brasil”, disse, em nota, a diretora de Engajamento Cultural do British Council Brasil, Diana Daste. “Essa pesquisa tem o papel de fomentar reflexões e conversas que possam contribuir com os profissionais e pesquisadores no diálogo sobre as políticas públicas para ensino de ciências e tecnologia.”

Tecnologia e ciências

Segundo o levantamento, a computação pode colaborar fortemente com o aprendizado em outras áreas, como ciências da natureza. Além disso, é área estratégica para a sociedade contemporânea e uma das mais atrativas do mercado de trabalho.
No entanto, o estudo mostra que essa realidade ainda não foi transposta, como poderia, para o universo da educação. A pesquisa indica variação levemente declinante no número de matrículas para licenciaturas de ciências da computação entre 2015 e 2019. Pelos dados do Censo da Educação Superior, as maiores quedas se deram nas universidades estaduais e privadas, com decréscimo de 14,5% e 21,9% respectivamente, enquanto as federais tiveram crescimento de 104,8%.
De acordo com a análise, a explicação para esse quadro envolve algumas variantes, como a baixa atratividade financeira para a carreira docente. Existe, porém, a expectativa de que a implementação da Política Nacional de Educação Digital, aprovada em dezembro de 2022 e sancionada em janeiro de 2023, torne mais atrativa a carreira docente na área de ciências e tecnologia. O PL 4.513/2020 estabelece ações para ampliar o acesso à tecnologia em cinco frentes: inclusão digital, educação digital, capacitação, especialização digital e pesquisa digital.
Outro dado que chama a atenção é o aumento da presença do Ensino a Distância (EAD). Entre as licenciaturas selecionadas para o estudo, entre 2010 e 2019, os maiores crescimentos na EAD foram nas áreas de matemática (46,5%) e computação (46%).
As autoras da pesquisa levantam a possibilidade de a mobilização para abertura de cursos na área de matemática, além de necessária pela importância da disciplina e pela demanda por esse profissional, ser mais simples em termos de infraestrutura para as instituições de ensino superior. “Afinal, esse crescimento não foi acompanhado por disciplinas que, idealmente, demandam a montagem de laboratórios, como física, química e biologia, que exigem maior aporte financeiro para sua oferta”.

Modernização do ensino

A necessidade da modernização do ensino de ciências no país é um dado recorrente na pesquisa. Os pontos de atenção levantados incluem, por exemplo, o acesso reduzido a materiais de laboratório e os desafios enfrentados pelos docentes no processo de inserção e desenvolvimento do letramento científico na rotina da escola básica.
Outro cenário apontado é a necessidade de ambiente propício para a ampliação do currículo de ciências e tecnologias com assuntos interdisciplinares, que envolvam temas como gênero e raça.
Entre as recomendações que o estudo propõe, destaca-se como fundamental a ampliação da formação continuada e troca de experiências docentes.
Agência Brasil
Raquel Lyra

Em reunião com ministro do TCU, Raquel Lyra discute a implementação de uma política de governança para Pernambuco

Raquel Lyra
Foto: Janaina Pepeu/Secom
A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta terça-feira (11), com o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. O encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, teve como objetivo discutir a implementação de uma Política de Governança para a administração estadual, a fim de obter uma gestão mais eficiente, eficaz e focada em entregar resultados positivos para a população. O secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça, também esteve presente.
“Um encontro bastante proveitoso em que o ministro destacou a importância de garantir governança na nossa gestão, para que possamos atingir os resultados que nos propusemos desde o início da gestão. Ele tem trabalhado isso no Brasil inteiro e se colocou à disposição, com grupos de especialistas do próprio Tribunal de Contas, para nos ajudar na definição dos indicadores de meta, resultado, governança e transparência para permitir que a gente enfrente os desafios que Pernambuco vive, fazendo mais com menos, de maneira mais eficiente”, enfatizou Raquel Lyra.
O ministro é escritor do livro ‘Da Governança à Esperança’, e vem liderando um movimento sobre a temática em todo o Brasil. “Eu sinto que o Estado tem toda oportunidade de implantar esse projeto que começamos em nível nacional. Acho que Pernambuco pode sair dessa situação de dificuldade com os indicadores. Por isso, trouxe os melhores conhecimentos para que a governadora possa analisar e implantar mais essa iniciativa no Governo de Pernambuco”, afirmou Augusto Nardes.
Foto: Reprodução

Programação do São João de Caruaru 2023 é anunciada; saiba quais são as atrações

A Prefeitura de Caruaru revelou, nesta terça-feira (11), a programação do São João em 2023. Neste ano, serão 65 dias de festa, que começa no dia 28 de abril e chega ao fim apenas em 1º de julho, com diversos polos espalhados pelo município do Agreste de Pernambuco.

Ivete Sangalo, Simone Mendes, Mari Fernandez, Gusttavo Lima, Zé Vaqueiro, Léo Santana, Israel & Rodolfo, Luan Santana, Taty Girl, Raphaella Santos, Nattan e Tarcísio do Acordeon são alguns dos artistas que se apresentarão no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, palco principal da festa, de 3 de junho a 1° de julho. Serão mais de mil apresentações.


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O período junino em Caruaru terá início com o São João na Roça, que reúne atividades em 13 comunidades da Zona Rural do município. Lugares como Murici, Xucuru e Lajes recebem shows de 28 de abril a 2 de junho.

O Polo Azulão abre espaço para a diversidade de ritmos musicais. Entre as atrações já confirmadas, estão Nação Zumbi, Marcelo Jeneci, Sheldon, Michelle Melo, Diogo Nogueira e Maestro Spok. No Alto do Moura, Geraldinho Lins, Novinho da Paraíba, Flávio José, Petrúcio Amorim, Josildo Sá e Mano Walter são alguns dos artistas que devem animar o público.

Nesta edição do São de Caruaru, foram escolhidos quatro homenageados. A cantora Leonora Moreno, o maestro Rildo Hora e o empresário Luiz José de Lacerda, que faleceu em 2019, estão entre os nomes prestigiados. O marido da governadora Raquel Lyra, Fernando Lucena, que morreu no ano passado, será o homenageado do São João na Roça.

Confira a programação completa:


Pátio de Eventos Luiz Gonzaga

3 de junho

Orquestra de Pífanos de Caruaru e Maestro Mozart Vieira

Santanna, o Cantador

Elba Ramalho

Ivete Sangalo

4 de junho

Wallas Arrais

Vitor Fernandes

Dorgival Dantas

Limão com Mel

8 de junho

Anderson Freire

Aline Barros

9 de junho

Calcinha Preta

Tropykália

Cavaleiros do Forró

Simone Mendes

10 de junho

Fulô de Mandacaru

Bell Marques

Felipe Amorim

11 de junho

Samya Maya

Nattan

Xand Avião

15 de junho

Padre João Carlos

Frei Gilson

16 de junho

Tarcísio do Acordeon

Raphaela Santos

Leo Santana

17 de junho

Lipe Lucena

Mari Fernandez

Luan Santana

18 de junho

Elifas Júnior

Pablo

Priscila Senna

Murilo Huff

22 de junho

Walkyria Santos

Matheus e Kauan

Gusttavo Lima

23 de junho

Israel Filho

Toca do Vale

Israel e Rofolffo

Daniel

24 de junho

Benil

Taty Girl

Gustavo Mioto

João Gomes

25 de junho

Brasas do Forró

Eduardo Costa

Ana Castela

Leonardo

28 de junho

Forró Anjo Azul

Marcinho Sensação

Wesley Safadão

Eric Land

29 de junho

Iguinho e Lulinha

Zé Vaqueiro

Zezé Di Camargo

30 de junho

Capim com Mel

Calango Aceso

Mastruz com Leite

Batista Lima

1º de julho

Ávine Vinny

Saia Rodada

Joelma

Spok e Orquestra