Ministro dos Direitos Humanos assinou pacto para erradicação do trabalho escravo e protocolo de cursos profissionalizantes
Foto: Pedro França/Agência Senado |
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, realizou uma agenda de compromissos na capital pernambucana nesta quinta-feira. Em parceria com a governadora Raquel Lyra (PSDB), ele formalizou um pacto federativo para combater o trabalho escravo e melhorar o atendimento às vítimas, além de assinar um protocolo de intenções entre o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o governo do estado para oferecer cursos profissionalizantes a ex-detentos.
No âmbito do pacto federativo, o governo de Pernambuco se comprometeu a desenvolver um plano estadual que inclui metas, ações de prevenção e repressão ao trabalho escravo. Além disso, o ministro convidou a governadora a indicar um representante para fazer parte do Fórum Nacional de Direitos Humanos.
A cerimônia de assinatura ocorreu durante o Fórum Conexão IFPE Direitos Humanos e Igualdade, reunindo alunos e professores do instituto no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife, região central da capital.
Antes do evento, Silvio Almeida teve uma reunião com a governadora no Palácio do Campo das Princesas, a sede do governo de Pernambuco. Por volta das 15h15, o ministro visitou o Compaz Governador Eduardo Campos, no bairro da Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, para examinar de perto as políticas públicas de promoção dos direitos humanos. Ele foi recepcionado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), por secretários municipais e por líderes comunitários do Alto Santa Terezinha.