Ministério da Educação retoma a criação do Profuncionário

Iniciado em 2007, o programa foi descontinuado em 2017 durante a gestão do então presidente Michel Temer

MEC
Foto: Reprodução/Agência Brasil 

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria que estabelece a criação de um grupo de trabalho para avaliar a retomada e propor melhorias ao Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público, conhecido como Profuncionário. Iniciado em 2007, o programa foi descontinuado em 2017 durante a gestão do então presidente Michel Temer.

O grupo de trabalho, composto por dez titulares e dez suplentes, terá representantes das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica, de Educação Básica, de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do MEC. 

Também contarão com representantes da Capes, do Fórum Nacional de Educação (FNE), da Confederação dos Trabalhadores da Educação (CNTE), do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), da Undime, do Conif e do Condetuf.

O grupo terá 90 dias para realizar suas atividades e, ao término, deverá enviar um relatório final sobre a retomada e as melhorias propostas para o Profuncionário ao Ministro da Educação. 

O programa é voltado para profissionais da educação básica e foi criado para oferecer formação inicial em serviço por meio de cursos técnicos de nível médio, cursos superiores e formação continuada. Em 2010, foi incorporado à Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *