Discurso foi feito durante cerimônia do Minha Casa Minha Vida
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
Durante cerimônia assinatura do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), na quinta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a ideia de destinar imóveis ociosos da União que estão abandonados para programa de moradia popular.
“Prédios abandonados, terrenos da União… Nós vamos ter que transformar isso em coisas habitacionais. A quantidade de terreno abandonado nas grandes regiões, a quantidade de prédio da União. Só o INSS tem 3 mil casas, terrenos e prédios. Por que a gente não distribui isso pro povo em vez de levar o povo pra morar a 20 km do centro da cidade, leva o povo para onde já tem asfalto, escola, energia elétrica, linha de ônibus”, disse o presidente.
A medida teria como objetivo resolver o problema habitacional que vive o Brasil. O presidente falou sobre a utilização de 3 mil terrenos pertencentes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a Fundação João Pinheiro, cerca de 6 mil unidades estão déficit de moradia.
No evento, Lula afirmou que o MCMV é uma forma do Estado “fazer uma reparação histórica” com as famílias que vivem em vulnerabilidade social. O programa prevê financiamento de imóveis até R$ 350 mil, além de mudanças nos critérios das faixas e nos juros.