Ministério da Saúde confirma infecção de paciente, de 71 anos, em São Paulo
Foto: Unsplash |
O Brasil registrou o primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus, conhecida popularmente como Éris, na cidade de São Paulo. A informação foi oficialmente confirmada pelo Ministério da Saúde, em nota, na quinta-feira (17).
A paciente, uma mulher de 71 anos, apresentou sintomas iniciais no final de julho e buscou atendimento em um hospital da rede particular na capital paulista. Não há histórico de viagem associado ao caso. A coleta para exame laboratorial ocorreu em 8 de agosto. O ministério informou que a paciente já tinha completado seu esquema vacinal.
Embora considerada como uma variante de interesse (VOI) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), neste mês, a Éris não demonstrou alterações no padrão de gravidade da doença, como hospitalizações e óbitos, e foi classificada como de baixo risco para a saúde pública global.
Ainda na quinta, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) havia emitido um alerta sobre a possível circulação da Éris no País. Essa nova subvariante da ômicron tem mutações que aumentam sua capacidade de transmissão e resistência imunológica.
As autoridades de saúde continuam monitorando atentamente a situação para entender o impacto dessa variante no contexto nacional e internacional.