São Paulo tem o maior número de firmas nessa situação
Foto: Freepik |
Dados da Serasa Experian divulgados nesta sexta-feira (28), com exclusividade pelo Metrópoles, mostraram que, em junho, 6,519 milhões de empresas brasileiras estavam em situação de inadimplência. Esse número é o maior já registrado pelo indicador desde sua criação em 2016.
As dívidas de todas as empresas somadas alcançam os R$ 118 bilhões, o último recorde desse valor aconteceu em 2020. Foi identificado um aumento de 35 mil companhias inadimplentes, em relação a maio deste ano.
Cada CNPJ teve cerca de débitos negativos. No mês anterior, o número de empresas inadimplentes havia sofrido uma redução de 6,512 milhões de casos, em abril, para 6,483 milhões.
Entre o número de empresas com problemas, as do setor de serviço foram as mais impactadas, com 54,1% do total. Depois, estão as firmas de comércio e a do setor industrial, com 37% e 7,6%, respectivamente. O setor primário, comtemplado pela agropecuária, representa 0,8%, enquanto as empresas do Terceiro Setor e do financeiro ficou com 0,4% do total.
Já em relação aos estados, São Paulo tem o maior número de inadimplentes, com mais de 2 milhões, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.