Estudo “Percepções Sobre o Racismo” aponta que escolas, faculdades e universidades lideram ocorrências de racismo
Foto: Cecília Natos/Jornal USP |
Uma pesquisa conduzida pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC), contratada pelo Projeto SETA e pelo Instituto de Referência Negra Peregum, ressalta que o ambiente escolar é o local onde os brasileiros mais relatam ter enfrentado a violência racial.
Conforme os dados da pesquisa Percepções Sobre o Racismo, concluída em julho, a cada 10 pessoas que relatam ter sofrido racismo no Brasil, 3,8 foram vítimas de violência racial em escolas, faculdades ou universidades.
O estudo, que será debatido em evento no Auditório da Editora Globo no Rio de Janeiro, busca compreender como a população brasileira percebe o racismo. Foram ouvidas 2 mil pessoas pelo IPEC, que indicaram os ambientes em que sofreram violência racial:
- 38% sofreram racismo na escola/faculdade/universidade;
- 29% sofreram racismo no trabalho;
- 28% sofreram racismo em espaços públicos;
- 18% sofreram racismo em estabelecimentos comerciais;
- 11% sofreram racismo no ambiente familiar.
Outros locais onde o racismo foi relatado incluem bancos (10%), a comunidade de residência (8%), transporte público (7%), espaços religiosos (5%) e agências de recrutamento para o trabalho (3%). A pesquisa também oferece recomendações ao Estado, como desenvolver programas de combate ao racismo institucional nos órgãos públicos, especialmente na educação, justiça e segurança pública.