Parlamentares realizam vistoria após 19 dias de paralisação dos funcionários, buscando resolver impasse no transporte público
Foto: Alexandre Aroeira/Folha PE |
A greve dos funcionários do Metrô do Recife, que entrou em seu 19º dia, nesta segunda-feira (21), recebeu a atenção de senadores, deputados federais e membros de entidades ligadas ao metrô, que estão em busca de soluções para a crise que afeta o transporte na Região Metropolitana. Em uma força-tarefa coordenada, os parlamentares vão realizar uma vistoria para compreender as dificuldades enfrentadas pelo transporte e trabalhar alternativas para resolver o impasse.
A agenda dos parlamentares iniciou às 8h com uma reunião na sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Recife. Durante a visita, eles examinaram de perto os problemas enfrentados pelo Metrô e buscaram ideias para possíveis soluções. A ação também terá visitas aos centros de controle e manutenção do sistema, permitindo uma compreensão abrangente dos desafios operacionais e estruturais.
Desde sexta-feira (18), o metrô opera somente nos horários de pico: das 5h às 8h30 e das 17h às 20h, depois que o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) decidiu que, nestes período, vai atender à determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) para evitar uma multa diária de R$ 60 mil.
A preocupação com a crise do transporte público culminou em uma audiência pública marcada para as 14h desta segunda, no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), situada no bairro da Boa Vista, região central da capital. O evento deve proporcionar um espaço para debater abertamente a situação do metrô e considerar opções viáveis para superar os problemas e melhorar a mobilidade urbana.