Riachuelo retira peça de roupa após críticas por semelhança com uniformes do holocausto

Rede de lojas reconhece infelicidade na escolha do modelo e das cores e retira item de catálogo

Riachuelo
Foto: Reprodução/X
A Riachuelo anunciou a retirada de um conjunto de roupas de suas lojas e catálogo, após intensas críticas nas redes sociais. A peça, composta por uma camisa e uma calça listradas em branco e azul, foi comparada por usuários a uniformes usados pelo judeus em campos de concentração nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em nota, a rede de lojas reconheceu que a escolha do modelo e das cores foi “uma infelicidade” e destacou seu compromisso com o respeito por todas as pessoas. Afirmou ainda que não houve intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos.
Nas redes sociais, muitos usuários expressaram sua indignação com a Riachuelo, classificando a escolha como falta de sensibilidade. A especialista em cultura material e consumo, Maria Eugênya, destacou que o uso de estética violenta para gerar polêmica não é novidade no marketing.
O perfil do Museu do Holocausto, em uma postagem, explicou como a peça remetia ao Holocausto, ressaltando que imagens carregam sentidos e emoções, e o conjunto estético da roupa não deixava dúvidas quanto à associação.
Além da comparação com uniformes nazistas, a peça também foi relacionada ao pijama usado pelo ex-presidente Getúlio Vargas na noite de seu suicídio em 1954.
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *