Mais de 70 mil pacientes serão beneficiados em iniciativa que visa reduzir filas e agilizar atendimento
Foto: Reprodução |
A Prefeitura do Recife lançou o terceiro mutirão de consultas, exames e cirurgias em parceria com seis instituições de saúde, incluindo o Ambulatório de Beneficência do Real Hospital Português. A ação, inaugurada nesta terça-feira (22), tem como objetivo atender mais de 70 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo mais de 130 mil procedimentos, abrangendo áreas como angiologia, cardiologia, endoscopia, ultrassonografia e cirurgias gerais e vasculares.
Para participar do mutirão, os pacientes devem ter suas solicitações de consulta ou cirurgia cadastradas no Sistema de Regulação (SISREG) do município, após serem encaminhados por profissionais de saúde. A Prefeitura entrará em contato com os pacientes por meio do ConectaZap, o WhatsApp oficial da instituição, para agendar os atendimentos.
“Pessoas que têm procedimentos na fila há dois ou três anos, que estão aguardando há muito tempo e que não tinham essa marcação feita, agora a gente vai conseguir fazer”, informou o prefeito da cidade, João Campos.
O investimento total na ação é de R$ 51 milhões, visando a redução das filas e a agilização dos atendimentos médicos. O prefeito João Campos destaca que a população não precisa procurar a unidade hospitalar, bastando manter o número de WhatsApp atualizado no cadastro do Conecta Recife para ser contatado pela Prefeitura.
“A gente começou o mutirão zerando fila de cirurgia e exame oftalmológicos e seguimos com o mutirão de cirurgia ginecológica. A nossa ideia é de que possamos chegar mais próximos de zerar as filas de exames e cirurgias em seis meses”, disse Luciana Albuquerque, secretária da Prefeitura.
Em caso de imprevistos, os pacientes com agendamentos confirmados são orientados a comunicar com até cinco dias de antecedência para garantir o aproveitamento eficiente dos recursos disponibilizados pelo mutirão.