Alexandre Padilha, André Fufuca e Silvio Costa Filho aceitam convites do governo para assumirem pastas estratégicas.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República |
Em uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou importantes mudanças em seu governo, com destaque para as nomeações dos ministros do Esporte e dos Portos e Aeroportos. André Fufuca (PP-MA), atual líder do Progressistas, foi escolhido para liderar a pasta do Esporte, enquanto Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assume os Portos e Aeroportos.
Em comunicado oficial emitido pelo Palácio do Planalto, foi confirmado que ambos os políticos aceitaram os convites e que suas nomeações e posse ocorrerão após o retorno do presidente Lula da reunião do G20.
Além dessas mudanças, o atual ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, será transferido para a pasta das Micro e Pequenas Empresas, ocupando um papel crucial no fomento ao empreendedorismo no país. A ministra do Esporte, Ana Moser, que será exonerada, poderá ser realocada para uma posição de menor destaque, possivelmente em alguma secretaria vinculada à pasta.
Estas mudanças ministeriais vêm à tona em meio a negociações entre o Centrão e o governo, visando a composição de outros cargos estratégicos. Entre eles, estão a presidência e a estrutura da Caixa Econômica Federal e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que foi recentemente recriada.
As nomeações dos indicados pelo Centrão para essas posições específicas deverão ser realizadas em uma próxima reforma ministerial, prevista para dezembro deste ano, em uma articulação do governo Lula que busca uma base ampla de apoio no Congresso Nacional.