Procedimento foi realizado para alívio de dores causadas por artrose na cabeça do fêmur.
Foto: Ricardo Stuckert / PR |
Brasília, 26 de julho de 2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma intervenção médica nesta quarta-feira para alívio das dores na região do quadril direito, ocasionadas por artrose na cabeça do fêmur. O procedimento, uma denervação percutânea, ocorreu sem intercorrências no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
A denervação percutânea consiste em uma infiltração de medicamentos na raiz nervosa para redução da dor, e foi realizada após o presidente dar entrada no hospital na manhã do dia 26. Luiz Inácio Lula da Silva vinha se queixando de dores mais frequentes em seu quadril direito, devido ao desgaste na cartilagem que reveste as articulações.
Após a intervenção, Lula deve cumprir sua agenda na residência oficial, no Palácio da Alvorada, até amanhã, 27 de julho. Entretanto, para solução definitiva do problema, está prevista a realização de uma cirurgia denominada “artroplastia de quadril” em outubro.
No último domingo, dia 23, o presidente já havia realizado uma infiltração no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, buscando alívio para a dor crônica no quadril. Infelizmente, os sintomas retornaram com mais intensidade, levando à decisão pela denervação percutânea.
Luiz Inácio Lula da Silva é acompanhado de perto pela equipe médica, que seguirá monitorando sua condição e preparando-o para o procedimento cirúrgico marcado para o próximo mês.