Possível candidatura própria do PT coloca em dúvida apoio à base do prefeito João Campos no Recife

Deputado estadual João Paulo afirma que partido não pretende apoiar novamente o prefeito, enquanto relação entre PT e PSB é avaliada para as eleições de 2024.

João Paulo
Foto: Roberto Soares/ALEPE
O deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), declarou que o Partido dos Trabalhadores está trabalhando com a possibilidade de lançar um candidato próprio para as eleições majoritárias de 2024 na cidade. Essa posição coloca em cheque o apoio à base do atual prefeito João Campos (PSB). O parlamentar destacou que, apesar da boa relação nacional entre PT e PSB, enxerga um cenário de oposição no Recife para o próximo pleito.
A aproximação entre o prefeito João Campos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022 não garante, até o momento, a permanência do PT na base do Executivo municipal. Fatores que podem influenciar a decisão são a solidificação da aliança entre PT e PSB a nível nacional, bem como a relação pessoal entre Lula e João Campos, que tem sido evidenciada por apoios públicos.
Porém, pesa contra a estratégia do PT de fortalecer-se nas eleições de 2024 e as mágoas resultantes de declarações negativas de João Campos a respeito de Lula durante os debates de 2020. Na ocasião, Campos disputava o segundo turno das eleições municipais com a ex-deputada federal Marília Arraes (SD).
O presidente do PT no Recife, Cirilo Mota, esclareceu que a legenda ainda não entrou nas discussões sobre o apoio para as eleições de 2024. Ele afirmou que a decisão será tomada futuramente, levando em consideração a conjuntura nacional do partido em relação ao Brasil, e destacou que o debate será realizado apenas em 2024. Mota também ressaltou que a decisão será tomada em diálogo com o presidente Lula.
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *