Pernambuco registrou índice de crescimento acima da média nacional.
Foto: Reprodução |
O estado de Pernambuco encerrou o mês de junho com motivos para comemorar no que diz respeito ao mercado de trabalho. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho, o estado registrou um índice de crescimento acima da média nacional, alcançando um saldo positivo de 5.327 novos postos de trabalho no período analisado.
Esses resultados expressivos confirmam a tendência de elevação na geração de empregos, uma vez que o número é onze vezes maior do que o apresentado no mês anterior (464). Além disso, essa melhoria é ainda mais significativa quando comparada aos meses de abril (com saldo negativo de -2.714) e março (com saldo negativo de -5.615). A pesquisa também revelou uma queda de 13,8% no número de desligamentos de trabalhadores pernambucanos, indicando o fortalecimento do ambiente produtivo do estado.
A secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Cristiane Andrade, destacou a importância desse resultado: “O desempenho positivo em junho demonstra o forte trabalho que o Estado vem realizando em várias frentes, desde a criação de novos empregos até o esforço para a economia pernambucana voltar a ter um papel de protagonismo no País”.
Entre as iniciativas estaduais que contribuíram para a geração de empregos, Cristiane Andrade mencionou a reestruturação e capacitação da central de vagas nas unidades da Agência do Trabalho, bem como parcerias com novas empresas que se instalaram no Estado, além de outras ações lideradas pela SEDEPE.
No que se refere à população feminina, os índices também permanecem positivos em Pernambuco. No mês de junho, foram criados 1.110 novos postos de trabalho para as pernambucanas, representando um aumento de cerca de 21% em relação ao mês anterior. É importante ressaltar que, apesar da queda nacional desde março, o indicador de criação de empregos para as mulheres vem mantendo-se positivo no estado desde fevereiro deste ano.
Outro destaque é o bom desempenho de Pernambuco em todos os grandes setores da economia. Os setores de serviços e indústria se destacaram com o aumento de 2.085 e 1.913 postos de trabalho, respectivamente.