Celebrando a vida e as ideias do professor que revolucionou o ensino no Brasil e no mundo.
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Neste dia 19 de setembro, comemoramos o centésimo segundo aniversário do nascimento de Paulo Freire, uma figura icônica na história da educação. Nascido em Recife, em 1921, Paulo Freire deixou um legado imensurável ao desenvolver um método de ensino que priorizava a vida cotidiana dos alunos, incentivando o pensamento crítico e a autonomia intelectual.
Paulo Freire teve uma infância marcada por desafios, mas foi sob o ensinamento de sua mãe, Edeltrudes Neves Freire, que aprendeu as primeiras letras, escrevendo palavras no chão de terra com gravetos no quintal de casa. A família Freire enfrentou dificuldades financeiras durante a crise de 1929 e, em 1931, mudou-se para Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, após o falecimento do pai de Paulo, Joaquim Temístocles Freire.
Apesar das adversidades, Freire conseguiu concluir seus estudos no Colégio Oswaldo Cruz, em Recife, como bolsista, e em 1942 iniciou sua jornada como professor de português na mesma instituição. Embora tenha se formado em direito em 1947, escolheu dedicar sua carreira à educação, concentrando-se em ajudar os trabalhadores analfabetos e marginalizados.
Em 1947, assumiu a direção do Setor de Educação do SESI em Recife, onde entrou em contato direto com o problema do analfabetismo entre os trabalhadores e percebeu a necessidade de um programa que ensinasse a ler e escrever com base em experiências significativas para os alunos.
Sua paixão pela educação o levou a obter um doutorado em Filosofia e História da Educação em 1959. Em março de 1963, liderou um programa de alfabetização de adultos bem-sucedido em Angicos, no Rio Grande do Norte. Infelizmente, com o golpe de 1964, o programa foi interrompido, e Freire foi preso por promover ideias consideradas “subversivas e marxistas”, passando cerca de 70 dias na prisão.
Após sua libertação, Paulo Freire se exilou em vários países, incluindo Bolívia, Chile, Estados Unidos e Suíça, continuando a trabalhar em projetos de alfabetização. Ele retornou ao Brasil em 1980.
Seu livro mais famoso, “Pedagogia do Oprimido,” escrito em 1968 enquanto estava exilado no Chile, é amplamente reconhecido e suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas. Freire recebeu títulos honorários de doutor de 28 universidades em diferentes países.
O método de alfabetização de adultos desenvolvido por Paulo Freire, baseado na experiência de vida dos alunos e na linguagem do cotidiano, revolucionou o ensino ao criticar as cartilhas tradicionais por não se relacionarem com a realidade dos alunos, tornando o aprendizado forçado e desinteressante.
Para Freire, a educação não se limitava a ler e escrever, mas também a usar essas habilidades para compreender o mundo e promover o pensamento crítico. Ele acreditava que tanto alunos quanto professores estão em constante aprendizado.
Paulo Freire faleceu em 2 de maio de 1997, em São Paulo, mas seu legado na educação continua vivo e respeitado em todo o mundo. Suas ideias são fundamentais para aqueles que se dedicam à alfabetização de adultos e jovens, e sua influência continua a inspirar gerações de educadores a promoverem uma educação mais inclusiva e libertadora.