Maior acervo sobre a memória do cangaço no Brasil pode encerrar atividades por falta de apoio financeiro
Foto: Fundação Cultural Serra Talhada |
O Museu do Cangaço, localizado em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, está enfrentando a possibilidade de encerrar suas atividades devido à falta de recursos financeiros. Reconhecido por abrigar o maior acervo sobre a memória do cangaço no Brasil, o museu desempenha um papel crucial na preservação da cultura histórica.
A presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, responsável pela administração do museu, Cleonice Maria, enfatizou que o local nunca recebeu qualquer apoio financeiro governamental e depende exclusivamente dos esforços da fundação, uma ONG dedicada à preservação cultural.
“O espaço atualmente vem passando por dificuldades financeiras e encontra-se sem os recursos necessários para continuar com o local aberto”, disse Cleonice.
Estabelecido em 2009, o espaço abriga uma impressionante coleção de mais de 2.300 itens, incluindo fotografias, armas, moedas, objetos e utensílios relacionados ao cangaço. O museu vai além do lado violento que o cangaço é conhecido, mostrando também a parte cultural dos grupos, como o xaxado.
Os interessados em ajudar o museu com recursos podem fazer doações através do PIX cabrasdelampiao@gmail.com. Já os empresários podem entrar em contato com a Fundação para firmar parcerias, por meio do telefone (81) 99938-6035.