Programa Rua Tinindo beneficia moradores e condutores, melhorando as condições de tráfego e infraestrutura na localidade.
Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife |
Na manhã do último sábado (09), o prefeito do Recife, João Campos, deu início a um projeto que promete transformar a vida dos moradores da Rua Áureo Xavier, localizada no bairro Cordeiro. A assinatura da Ordem de Serviço marca o início das obras do Programa Rua Tinindo, que visa à pavimentação e drenagem da via, proporcionando mais conforto e dignidade aos residentes, além de melhorar as condições de circulação de veículos.
O evento contou com a presença do prefeito João Campos, que destacou a importância dessa iniciativa para a comunidade: “Quando eu vi essa chuva de hoje, lembrei que quem mora aqui há muitos anos já passou por dificuldades por essa rua não ser calçada, nem ter drenagem. Mas, daqui a seis meses, quando a chuva vier, o impacto vai ser outro, porque o que era um sonho, vai ser uma realidade: a rua vai estar pronta, com calçamento, drenagem e toda a infraestrutura necessária. A obra vai começar no dia 18 e só vai parar quando estiver pronta, porque a prefeitura já tem os recursos necessários para isso.”
O programa Rua Tinindo, que representa um investimento de cerca de R$ 120 milhões, está previsto para beneficiar aproximadamente 150 vias nos próximos dois anos. Cinco ruas já foram concluídas, e os serviços de pavimentação e drenagem estão em andamento em outras 50 vias, distribuídas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. Essas intervenções não só melhorarão as condições de tráfego como também contribuirão para o adequado escoamento e captação das águas das chuvas, eliminando pontos de alagamento.
A Rua Áureo Xavier receberá pavimentação em asfalto e paralelepípedos em trechos que compreendem a Av. Inácio Monteiro e a rua Cláudio Brotherhood, bem como a rua Francisco Vita e a Estrada do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 2 milhões, e as obras terão início no próximo dia 18 deste mês, com previsão de conclusão em oito meses.
Os moradores da área estão otimistas em relação às melhorias. Tatiana da Silva, contadora de 46 anos e moradora há seis anos da Rua Áureo Xavier, acredita que as mudanças terão um impacto extremamente positivo: “Quando chove, a rua fica intransitável. Para sair do condomínio é horrível, molhamos os pés na lama e corremos risco de pegar doenças. Com a pavimentação, aqui vai ficar perfeito, tanto para quem mora quanto para quem tem comércio.”
Alef Barros, assistente administrativo de 30 anos e morador desde o nascimento, concorda com a vizinha e acrescenta: “Quando chove, a água entra em casa. Aqui também tem muitos buracos, então a pavimentação e a drenagem vão melhorar muito a situação para as crianças, os pedestres e os veículos circularem.”