Ainda serão pagos mais dois lotes até o final de setembro
Foto: Blossom/Shutterstock |
Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal vai pagar RS 7,5 bilhões para o 3º lote, no total de cinco, da restituição do Imposto de Renda 2023, aproximadamente 5,6 milhões de contribuintes vão ser comtemplados. Esse lote também engloba restituições residuais de exercícios anteriores.
Neste ano, o pagamento pode ser feito via Pix para aqueles que informaram na declaração, a mudança inédita dava direito a prioridade no recebimento. Dentre o valor desembolsado, R$ 5.585.384.236,58 são para todo o grupo prioritário, que inclui idosos, pessoas com deficiência, entre outros.
- 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.
A consulta da restituição pode ser feita através do site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), na parte de “Meu Imposto de Renda”, ou por meio do aplicativo do órgão para smartphone e tablets.
O pagamento do primeiro e segundo lote aconteceram, respectivamente, nos dias 31 de maio e 30 de junho. Já o quarto e quinto lotes, vão ser pagos nos dias 31 de agosto e 29 de setembro.
Caso aconteça problemas no deposito da restituição, o beneficiario não retire o valor em um ano ou não conste o nome da lista, a pessoa deve informar a situação no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), por meio do link: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login, ou no Portal BB (https://www.bb.com.br/site/setor-publico/federal/restituicao-de-imposto-de-renda/).