Governo Federal recebe projeto de urbanização das margens do Pina apresentado pela Prefeitura de Recife

Projeto prevê 3,5 hectares de área públicas com diversas funções, como parque e ciclovia

Prefeitura do Recife
Foto: Reprodução/Instagram

O ministro das Cidades, Jáder Filho, esteve no capital, na terça-feira (18), e visitou a área de palafitas que ficam nas margens da Bacia do Pina, ao lado do prefeito de Recife, João Campos. O gestor recifense apresentou ao ministro o projeto de urbanização que planejou para a região, procurando o apoio do Governo Federal.
Segunda a prefeitura, a decisão do projeto foi aprovada pelos população e vai beneficiar cerca de 12 mil moradores. A intervenção prevê a construção de praça, ciclovia, parque infantil, academias, áreas para piquenique, quiosques e a Via Parque. Ao todo serão feitos 3,5 hectares de acesso público as margens do rio, no valor de R$ 65 milhões.
O projeto ainda propõe a criação de um Mercado do Peixe, píer e rampa de acesso, as Unidades de Beneficiamento de Pescados (UBPs), para ajudar os pescadores da região.
Moradores do Pina que forem realocados das palafitas vão ficar no em três imóveis, sendo um deles o Conjunto Habitacional Encanta Moça, que vai receber 800 famílias, visitado pelo prefeito e o ministro. A previsão de entrega da obra está marcada para o próximo semestre de 2023.
“A gente teve oportunidade de visitar uma área ribeirinha da cidade com 384 palafitas e ver essa realidade de perto. E o que mais nos dá a certeza de que estamos no caminho certo é que, logo em seguida, visitamos o habitacional que vai receber essas famílias. E também temos projetos estruturantes de urbanização dessas áreas ribeirinhas, porque não adianta apenas fazer o reassentamento, que é muito importante, mas é preciso construir projetos com participação social e equipamentos públicos de qualidade de cultura, esporte, e lazer, e que isso viabilize uma melhoria do espaço público”, afirmou o prefeito João Campos.
A urbanização da área é uma parte do investimento da Prefeitura no Pina, que conta também com a Upinha 24h, a Creche-Escola Arthur Lula da Silva e o Parque Eduardo Campos, o Compaz do Pina.
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *