Mais de 20 estados e 140 municípios receberão os recursos
Foto: Reprodução |
Nesta segunda-feira (31), o Governo Federal publicou a autorização de R$ 134 milhões destinados ao recurso financeiro emergencial de estados, municípios e distritos de saúdes na área de Atenção Especializada.
A verba vai para propostas feitas pelos gestores, priorizando projetos de construção, ampliação e reforma de CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), de CER (Centro Especializado em Reabilitação) e de oficinas ortopédicas.
Além disso, os recursos serão distribuídos preferencialmente para renovação do SAMU 192, transporte sanitário adaptado e aquisição de acelerador linear para renovação dos serviços de radioterapia.
Ao todo, serão atendidos 142 municípios de 21 estados, sendo São Paulo o estado com a maior quantidade de municípios participantes. Em Pernambuco, as cidades de Recife, Serrita, Bonito, Belo Jardim, Inajá, Cupira, Jurema e Mirandiba vão receber a verba.
A transferência dos recursos vai ficar na responsabilidade do Fundo Nacional de Saúde, que será feita em parcela única para cada região do País. O Relatório Anual de Gestão (RAG) vai fazer a prestação de contas da utilização do dinheiro.