Filhotes de tubarão presos em piscina natural assustam moradores de Brasília Teimosa

Vídeo mostra tubarõezinhos em área não considerada de risco; fenômeno especial pode ter causado o incidente

Tubarão
Foto: Reprodução/Instagram
Dois filhotes de tubarão foram flagrados em uma piscina natural na praia Buraco da Velha, em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. O registro, amplamente compartilhado nas redes sociais da Rádio Brasília Teimosa, surpreendeu devido ao local estar cercado por arrecifes e não ser reconhecido como área de risco para ataques de tubarões. Especula-se que um fenômeno singular tenha levado os jovens tubarões até a piscina natural.
Danise Alves, gerente geral de áreas costeiras da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), comentou sobre a possibilidade de um fenômeno específico ter contribuído para a situação incomum. Alves, que também é secretária executiva do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), enfatizou que os tubarõezinhos são conhecidos como galha-preta e não possuem histórico de incidentes com seres humanos no estado.
“A gente tem incidente com tubarão-tigre, cabeça-chata. Em Noronha tem outras espécies, mas nenhuma delas é o galha-preta”, esclareceu Alves. Embora os filhotes não tenham histórico de incidentes, a especialista recomendou que a população evite o contato direto com os animais, mesmo sendo filhotes.
Diante de situações semelhantes, em que animais ficam presos em poças durante a maré baixa, Alves aconselhou a população a aguardar a maré alta e evitar interações. “Após a maré alta eles conseguem retornar para o lugar deles. A água está sempre recobrindo o recife e eles não têm o risco de ficarem aprisionados de novo”, explicou a pesquisadora.
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *