Alta prevalência de HPV em homens destaca a urgência da prevenção e vacinação contra o vírus.
Foto: Getty Imagens |
Um novo estudo publicado no The Lancet Global Health expõe uma realidade preocupante: quase um terço dos homens com mais de 15 anos está infectado com pelo menos um tipo de papilomavírus humano (HPV) genital, e um em cada cinco carrega um ou mais dos chamados tipos de HPV de alto risco, que podem levar ao câncer.
A revisão sistemática e a meta-análise conduzidas por uma equipe internacional de pesquisadores avaliaram a prevalência da infecção genital por HPV em homens com base em estudos publicados entre 1995 e 2022.
Os resultados apontam para uma prevalência global de 31% para qualquer tipo de HPV e 21% para os tipos de HPV de alto risco. Entre os genótipos, o HPV-16 é o mais prevalente, com 5%, seguido pelo HPV-6, com 4%.
Este estudo corrobora estimativas anteriores, destacando que os homens frequentemente carregam infecções genitais por HPV. Isso reforça a importância de incluí-los nos esforços para controlar a infecção por HPV e reduzir a incidência de doenças relacionadas a esse vírus em ambos os sexos.
Os resultados também indicam que a prevalência do HPV é mais elevada em adultos jovens, atingindo seu pico entre as idades de 25 e 29 anos, estabilizando e diminuindo ligeiramente a partir dessa faixa etária. As estimativas de prevalência são semelhantes nas regiões geográficas da Europa, América do Norte, África Subsaariana, América Latina, Caribe, Austrália, Nova Zelândia e metade desses valores nas regiões do Leste e Sudeste Asiático.
Embora a maioria das infecções por HPV seja assintomática, elas podem resultar em sequelas e mortalidade a longo prazo. O HPV é um fator de risco significativo para o câncer de colo do útero, com cerca de 95% dos casos relacionados a esse vírus. Nos homens, o HPV também está associado ao câncer de pênis, ânus e cabeça e pescoço, principalmente o HPV-16.
A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer estima que em 2018 houve aproximadamente 69.400 casos de câncer em homens causados pelo HPV.
A Dra. Meg Doherty, Diretora dos Programas Globais de HIV, Hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis da OMS, enfatizou a necessidade contínua de prevenir a infecção por HPV e reduzir a incidência de doenças relacionadas a ele em homens e mulheres.
A prevenção do HPV envolve o uso de preservativos durante as relações sexuais e a vacinação. A vacinação contra o HPV está disponível gratuitamente para meninos e meninas de 9 a 14 anos, com um esquema de duas doses. Adultos com deficiência também podem receber a vacina pelo SUS.