Alimentos que tiverem redução são muito usados na alimentação dos brasileiros
Foto: Reprodução |
O 7º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado, nesta quinta-feira (20), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostrou que o clima frio desse inverno impactou nos preços das frutas e hortaliças.
A diminuição no valor foi percebida em alimentos bastante presentes no consumo diário dos brasileiros, como tomate, cenoura e laranja.
Essa situação acontece porque a oferta e a demanda são alteradas, o que resultou na diminuição de preço de alguns alimentos. O consumo de frutas como laranja e melão sofreram uma redução, influenciando no levantamento.
Entretanto, os preços médios da maçã e da batata tiveram um aumento. A Conab explica que em relação a batata “a alta é explicada pela menor entrada do produto nos mercados atacadistas”, enquanto a fruta teve a oferta reduzida por causa “do frio, do início das férias escolares e também das festividades juninas no mês de junho”.
O boletim pesquisou os principais Centrais Estaduais de Abastecimento (Ceasa) em: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória, Brasília, Fortaleza, Rio Branco, São José e Goiânia.