Aluno denuncia superlotação em transporte universitário de Ipojuca

Estudante relata condições precárias e pede ajuda nas redes sociais; prefeitura é questionada sobre a segurança dos alunos

Foto: Reprodução/@ipojucaordinário
Uma denúncia feita por um estudante universitário da cidade de Ipojuca, na última sexta-feira (1º), causou revolta nas redes sociais. O estudante, que preferiu não se identificar, alegou superlotação no transporte universitário intermunicipal, fornecido pela gestão da prefeita Célia Sales, temendo represálias caso se revele.
O relato, publicado no perfil do Instagram Ipojuca Ordinário, representa um pedido de ajuda diante da situação precária. O estudante chegou a contar 23 pessoas em pé em um dos ônibus. Relatos indicam que a superlotação é uma situação comum, gerando insegurança e desconforto, especialmente para aqueles que enfrentam longas jornadas diárias entre trabalho e estudos.
O estudante desabafou: “Fala, meus amigos, boa noite, tudo bem? Queria pedir ajuda de vocês, mas sem me identificar. Eu realmente não aguento mais esses ônibus universitários. Só nesse ônibus, contei 23 alunos em pé, sem contar os outros ônibus que, em alguns dias, chegam a transportar mais de 100 alunos. Se denunciássemos, nós, alunos, agradeceríamos muito, mas não podemos nos identificar, porque tememos perder até nossas carteirinhas.”
Na publicação, diversos internautas saíram em defesa dos estudantes que dependem do transporte, apesar das condições precárias. Atualmente, os municípios brasileiros são responsáveis principalmente pelo ensino fundamental e infantil, bem como pelo transporte escolar dos alunos da rede municipal.
Para cumprir essa responsabilidade, a União oferece apoio financeiro a estados e municípios para a compra de veículos destinados ao transporte de estudantes da educação básica. A Lei 12.816/13 já permite o uso desses veículos também no transporte de estudantes da educação superior, desde que isso não prejudique a educação básica.
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *