Equipe europeia empata com a Coreia do Sul e dá adeus ao torneio histórico.
Foto: Dan Peled/Reuters |
A seleção feminina de futebol da Alemanha, bicampeã mundial nas edições de 2003 e 2007, sofreu uma inédita eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo feminina. O revés aconteceu nesta quinta-feira (3), quando a equipe europeia, que dependia de uma vitória para avançar no Grupo H, acabou empatando em 1 a 1 com a Coreia do Sul, lanterna da chave, no estádio de Brisbane, na Austrália.
O confronto iniciou com um gol das asiáticas aos cinco minutos de jogo, marcado por Cho So-hyun. A reação alemã veio aos 41 minutos, quando Alexandra Popp conseguiu igualar o placar. No entanto, a igualdade no placar não foi suficiente para garantir a classificação da Alemanha para as oitavas de final.
O resultado do outro duelo do Grupo H foi determinante para a eliminação das alemãs. O Marrocos, iniciando a rodada em terceiro lugar na chave, surpreendeu e venceu a líder Colômbia por 1 a 0, com gol de Lahmari, assegurando assim a classificação na segunda posição da chave. Com isso, as colombianas avançaram em primeiro lugar e serão as únicas representantes sul-americanas no mata-mata da competição.
A próxima etapa das oitavas de final terá as duas equipes em ação na terça-feira (8), novamente na Austrália. A Colômbia enfrentará a Jamaica, responsável por eliminar o Brasil, em confronto agendado para as 5h (horário de Brasília), na cidade de Melbourne. Enquanto isso, o Marrocos enfrentará a França, às 8h, na cidade de Adelaide.
A queda da Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo feminina representa um acontecimento histórico no cenário do futebol mundial e levanta questionamentos sobre o equilíbrio e competitividade crescente no esporte, com outras seleções se destacando e desafiando o tradicional domínio de algumas potências. Resta agora às demais equipes demonstrarem o seu potencial nas fases eliminatórias e continuarem a emocionar os fãs do futebol feminino em todo o mundo.