A medida vai ajudar na eficiência de atendimento aos pacientes
Foto: Julia Prado/MS |
Na quinta-feira (13), os ministérios da Educação e da Saúde assinaram uma ação conjunta para transformação digital do Sistema Único de Saúde que vai funcionar em todo o Brasil.
Hospitais e postos de saúde de estados e municípios vão passar a ter acesso a informações do aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), produzido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já utilizado por milhares de profissionais de saúde para fazer a gestão hospitalar.
A medida vai auxiliar na redução da desigualdade, permitindo o acesso dos usuários a informações do SUS, é o que informa a ministra da Saúde, Nísia Trindade, “essa parceria é de um potencial e de um impacto fantástico, esperado por todos os gestores da saúde. Ela vai beneficiar a toda linha de cuidado do SUS”.
O presidente da empresa, Arthur Chioro, explicou que o aplicativo tem boa funcionabilidade. “É um sistema testado e aprovado. É utilizado nos 41 hospitais universitários da Ebserh, possui cerca de 3 milhões de acesso mensais e uma base de 25 milhões de pacientes em uso no sistema”.
O ministro da Educação também falou sobre a parceria, afirmando que a ação vai melhorar o atendimento dos pacientes. “O cidadão vai ao posto de saúde e tem lá os dados dele, vai a uma UPA, lá está o histórico desse cidadão. Esse é o grande desafio desse sistema, que é o mais moderno dos sistemas hospitalares do Brasil”, disse o ministro.