Estudantes utilizam conhecimentos em tecnologia e inovação para desenvolver app que traz informações sobre os festejos juninos
Foto: Divulgação |
Os estudantes fazem parte do Espaço 4.0 da escola, um centro de inovações financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O projeto contou com o apoio dos cursos de Marketing e Desenvolvimento de Sistemas, permitindo que os alunos aplicassem seus conhecimentos práticos na criação de um app simples e funcional.
O aplicativo oferece informações sobre os polos de festa, com datas e atrações confirmadas, além de detalhes sobre os eventos relacionados às comidas gigantes. Também disponibiliza serviços de segurança, como bombeiros, polícia e Samu, para garantir a tranquilidade dos participantes.
O professor orientador, Matheus Farias, destacou a importância do projeto ao unir a prática dos cursos com a divulgação das festas juninas, atraindo mais turistas e ajudando as pessoas a organizarem melhor sua programação. Os estudantes também ressaltaram a emoção de transformar sua paixão pelo desenvolvimento de aplicativos em uma iniciativa que celebra a tradição e alegria da festa.
Os Espaços 4.0 estão presentes em todas as ETEs e diversas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM), oferecendo infraestrutura com laboratório maker e laboratório de tecnologias de informação e comunicação. Gabriel Lemos, aluno de Desenvolvimento de Sistemas, expressou sua empolgação ao ver o aplicativo ganhar vida e espera ansioso pelas próximas edições.
Esses espaços permitem que os estudantes aprendam, criem soluções e empreendam para enfrentar desafios do governo, da sociedade e das empresas. Na ETE Fernando Lyra, já há resultados positivos, como a startup Carutech liderada pelos bolsistas do Espaço 4.0.
Segundo Hugo Medeiros, diretor de Inovação da Secti/PE, essa política proporciona infraestrutura, formação e incentivo por meio de bolsas, fomentando a CTI (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o empreendedorismo inovador. A ETE Fernando Lyra conta com seis bolsistas e oferece formação em áreas como Ciência de Dados, Computação na Nuvem, Economia Circular, Economia Criativa, EduMaker e Inteligência Artificial.