Hospital Getúlio Vargas, onde o paciente foi atendido, terá pausa de novos atendimentos
Foto: Divulgação/SES-PE |
Na terça-feira (04), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou um novo caso do superfungo Candida auris no Estado. O paciente é um homem, de 52 anos, que deu entrada no Hospital Getúlio Vargas (HGV) após sofrer um acidente de moto, lesionando a perna. Esse é o 10º caso da doença em Pernambuco, neste ano.
O homem foi transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde está em isolamento. A SES-PE decidiu fechar, até a próxima segunda-feira (10), a área de emergência da unidade que fez o acompanhamento inicial do paciente, para evitar o contágio
Além disso, a Secretária está monitorando as pessoas que podem ter tido contato com o homem, durante a passagem pelo Getúlio Vargas. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) vai promover de testes para o fungo em pacientes do HGV.
“Como medida de controle e mapeamento de possíveis novos diagnósticos, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) coordenará a ação de testagem dos pacientes internados no setor”, informou a SES-PE.
A Candida auris é um superfungo capaz de resistir aos principais medicamentos antifúngicos, seu aparecimento foi notado em várias partes do mundo, deixando em alerta profissionais de saúde por causa dos índices de mortalidade.