Foram liberados ao menos 47 tipos de exames
Foto:Reprodução/ Freepik |
A partir desta terça-feira (1), as farmácias poderão fazer ao menos 47 tipos de procedimentos de análise clínica (EAC), por meio da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Antes a Anvisa permitia apenas exames de glicemia e teste de Covid-19 nas farmácias, agora exames feitos através da análise de sangue, urina, fezes e secreções podem ser realizadas nesses estabelecimentos. A agência deu um limite de 180 dias para adequação laboratorial.
Desde maio, a liberação do EAC já havia acontecido, mas só agora passa a valer. A regra anterior foi criada há quase 20 anos, o que explica as evoluções tecnológicas que possibilita a realização desses exames nas farmácias, explica a Anvisa.
A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) disponibilizou uma lista com os exames que estão permitidos, incluindo teste de sangues para Beta-hCG, que dá resultados mais confiáveis para gravidez, glicemia e pressão alta, check-up de coração completo, teste rápido de diferentes viroses, entre outras.
Algumas farmácias de redes grandes já realizavam parte dos EAC liberados, por meio da Lei 13.021/2014, porém com a revisão da norma RDC 302 não será mais necessário supervisão de um laboratório clínico. Mesmo assim, é necessário ter profissionais capacitados, controle de qualidade e fazer apenas teste de triagens, que furam apenas o dedo e não confirmam o diagnóstico.