O estudo mostrou as particularidades dos distúrbios entre os gêneros e a faixa etária
Foto: Reprodução/Freepik |
Um estudo produzido pela Universidade de Queensland, na Austrália, e pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que metade das pessoas vão sofrer com ao menos um transtorno relacionado a saúde mental, até completar 75 anos ou mais.
Os resultados dos levantamentos foram publicados na revista científica The Lancet Psychiatry. Ao todo, 19 pesquisadores analisaram informações de 150 adultos, de 29 países, entre 2001 e 2022.
A pesquisa também mostrou a incidência dos distúrbios mentais em crianças e adolescentes. “O pico de idade de início foi aos 15 anos, com uma idade média de início de 19 para homens e 20 para mulheres”, explicou um dos professores que realizaram o estudo, John McGrath.
O professor ainda chama a atenção para a particularidades dos transtornos entre homens e mulheres. “Os problemas mais comuns foram distúrbios do humor, como a depressão e a ansiedade. Apuramos que o risco de algumas doenças mentais difere entre gêneros”.
Nas mulheres, os distúrbios mais comuns são estresse pós-traumático, depressão e fobia específica. Enquanto nos homens, a incidência de abuso de álcool, depressão e fobia específica são os mais presentes.
McGrath falou sobre a importância de cuidar da saúde mental dos mais jovens, para prevenir transtornos futuros. “Os serviços precisam ser capazes de detectar e tratar transtornos mentais comuns prontamente e ser otimizados para atender os pacientes nessas partes críticas de suas vidas”, alertou.