Órgão estadual atua em cumprimento às diretrizes da Anvisa para identificar e retirar de venda o produto irregular
Foto: Divulgação/Procon-PE |
O Procon-PE está em operação de fiscalização nas ruas do Recife e Região Metropolitana com o objetivo de cumprir as regras determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação visa coibir a comercialização, distribuição e uso de um atum ralado em óleo comestível, acompanhado de caldo vegetal, produzido pela empresa Cellier Alimentos Linha Profissional.
As inspeções, que ocorrem até sexta-feira (25), focam em um lote específico do produto identificado pelo Serviço de Inspeção Fiscal (S. I. F.) 3699. O lote em questão foi fabricado em 08/05/23 e possui validade de dois anos.
Na terça-feira (24), oito supermercados localizados nas Zonas Norte e Sul do Recife foram visitados pelos agentes fiscalizadores. Até o momento, o atum da marca Cellier Alimentos não foi encontrado em nenhum dos estabelecimentos inspecionados
A medida foi instaurada após um surto ter sido registrado em Centros de Educação Infantil (CEIs) em Campinas, interior de São Paulo, no final de julho de 2023. Os sintomas observados nos indivíduos afetados eram compatíveis com uma intoxicação alimentar causada por histamina, o que causou a suspeita do consumo desse alimento.
O Procon-PE aconselha os consumidores que adquiriram o atum ralado em óleo vegetal da marca Cellier Alimentos a ficarem atentos às atualizações fornecidas pelo próprio órgão e pela Anvisa. Em situações de dúvidas ou denúncias, o Procon-PE disponibiliza os seguintes canais de contato: 0800 282 1512, e-mail: denuncia@procon.pe.gov.br e WhatsApp: 3181-7000.