Investimento de R$ 14,3 milhões visa melhorar infraestrutura e capacidade de recepção de voos na região do Sertão.
Foto: Sergio Frânces |
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelaram, nesta quinta-feira (14), um projeto de requalificação para o Aeroporto de Serra Talhada, localizado no Sertão de Pernambuco.
O projeto, que receberá um investimento de R$ 14,3 milhões, tem como foco principal a construção da pista de taxiagem, com previsão de conclusão em 14 meses. O objetivo é aprimorar as operações de pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, ampliando as conexões regionais e incentivando a adição de novos voos para a região.
As intervenções incluirão a adequação da pista de pousos e decolagens, permitindo que aeroportos de maior porte possam operar no local. Atualmente, o aeroporto recebe três frequências diárias de voos da Azul Linhas Aéreas, operados em aviões Cessna Gran Caravan com capacidade para nove passageiros. Com as obras, a capacidade de recepção será aumentada, permitindo voos com até 132 pessoas.
Raquel Lyra destacou a importância das melhorias para a região do Sertão e elogiou a atuação do ministro Silvio Costa Filho. “É uma alegria saber que temos mais uma pessoa no governo federal lutando para garantir a infraestrutura necessária para Pernambuco”, afirmou a governadora.
Para o ministro Silvio Costa Filho, o início das obras será um impulso para o desenvolvimento econômico e social da região. “As obras de adequação da pista do Aeroporto de Serra Talhada serão fundamentais para recebermos aeronaves de grande porte, ampliando as conexões. Eu não tenho dúvida que isso ajudará e muito no desenvolvimento da região, levando a geração de emprego e renda”, avaliou Costa Filho.
Durante a posse do novo ministro, Raquel Lyra também expressou seu compromisso em buscar mais investimentos para os aeroportos de Caruaru e Fernando de Noronha, fortalecendo a infraestrutura aeroportuária do estado. “Agora a gente tem mais um parceiro para conseguir recursos para a gente”, concluiu a governadora.