Encontro reúne 151 delegados eleitos nas plenárias municipais e debaterá quatro teses concorrentes.
Foto: Divulgação |
Neste sábado (16), o 8º Congresso do Partido Socialismo e Liberdade de Pernambuco (PSOL-PE) marca um importante momento para a legenda, com a escolha do novo comando estadual que liderará o partido pelos próximos três anos. O evento reúne 151 delegados estaduais, eleitos durante as plenárias municipais. o encontro acontece no Clube do Sindsprev, localizado na BR-101, Km 57, bairro da Guabiraba, no Recife, a partir das 10 horas.
Além da eleição do novo comando, o congresso também vai ser palco de acalorados debates envolvendo as quatro teses apresentadas pelos grupos que disputam a liderança do PSOL-PE.
As quatro teses em disputa são:
Primavera Socialista por um PSOL Popular: Representada por João Arnaldo.
Psol Pernambuco de Todas as Lutas – Revolução Solidária: Com 1.956 votos nas etapas municipais, correspondendo a quase 45% dos eleitores, esta tese teve um expressivo apoio. Seu grupo de referência inclui a deputada estadual Dani Portela, a vereadora do Recife Elaine Cristina, as ex-codeputadas das Juntas Robeyoncé, Jô Cavalcanti e Joelma Carla, além de Eugênia Lima, em Olinda, e o atual presidente estadual Tiago Paraíba.
PSOL-PE Independente! Pra Lutar contra a Extrema-direita e Conquistar Direitos: Liderado pelo dirigente Leandro Recife.
Sementes PSOL-PE: Representado pelas ex-codeputadas Carol Vergolino e Kátia Cunha, além do vereador do Recife Ivan Moraes.
O grupo da tese “Revolução Solidária” sai na liderança, com expressiva votação nas etapas municipais. A disputa acirrada promete definir a trajetória do PSOL-PE nos próximos anos, refletindo as diversas correntes e ideias que compõem o partido.
Com a escolha do novo comando e a definição das diretrizes para o futuro, o PSOL-PE busca consolidar sua presença e influência no cenário político pernambucano, mantendo seu compromisso com a luta por direitos sociais e igualdade, além de sua oposição à extrema-direita.
O resultado desse 8º Congresso terá impacto significativo na trajetória do partido e, consequentemente, na política estadual de Pernambuco nos próximos anos.